• XXI SINAOP

    26 de September 2025

Entre os dias 18 e 22 de agosto de 2025, o Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) e o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) realizaram o XXI SINAOP - Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas, na sede do TCE-AM. O encontro teve como tema central “Infraestrutura para um Brasil sustentável e integrado” e contou com diversos painéis, que abordaram assuntos como: Saneamento Básico; Logística e Transportes; Obras Rodoviárias; Licenciamento Ambiental, Emergência Climática e Tratamento de Desastres; e Inteligência Artificial para a Infraestrutura e Retomada de Obras.

O painel Retomada de Obras teve a participação da secretária da Secretaria de Controle Externo de Infraestrutura (SecexInfra) do Tribunal de Contas da União, Keyla Boaventura, e do Ney Ribas (Observatório Social do Brasil), sendo moderado pela presidente do IBRAOP, Adriana Portugal (TCDF). Na ocasião, foi apresentada a iniciativa Força-Tarefa Cidadã – Obras, desenvolvida pelo TCU em parceria com o Observatório Social, voltada ao acompanhamento e fiscalização de escolas e creches paralisadas em todo o país. A ação busca mobilizar voluntários e órgãos de controle, fortalecendo a participação da sociedade no monitoramento das políticas públicas.

Na mesma oportunidade, foi apresentado o Painel da Rede Integrar, iniciativa que conta com o apoio da CGU e do MPF, ferramenta que permite identificar as obras fiscalizadas pelos órgãos de controle em cada unidade da federação e município. O painel reforçou a relevância da integração institucional e da participação cidadã para a efetiva retomada das obras da educação.

Além desse painel, ocorreu a apresentação de diversos outros temas:

  • Debates do Painel 1 - Saneamento Básico, que contou com palestras do TCE-AM, do TCE-PE, da Arisb-MG e da Casa Civil da Presidência da República sob a moderação do TCU;
  • Modelagem da Informação da Construção (BIM) nos processos de auditoria de obras e serviços de engenharia - Fernando Morini (TCM-SP) e Cleiton Matos (TCU/SecexInfra);
  • O impacto da Nova Lei da Desoneração da Folha de Pagamento e da Reforma Tributária na orçamentação de obras – TCU;
  • Três trabalhos apresentados: 1) Estudo de caso: avaliação do orçamento e projeto básico de uma obra ferroviária não iniciada e o potencial de geração de benefícios efetivos (Autores do artigo: Rherman Radicchi/TCU-AudPortoFerrovia, Pedro Ferreira/TCU-AudDefesa e Edson Kurokawa); 2) Uso de base de dados geoespaciais da constelação planet em identificação de irregularidade em obra de pavimentação urbana; e 3) Uso de ferramentas de IA simulando uma auditoria real de análise de dados orçamentários de obra de construção de adutora;
  • ClimateScanner e Painel ClimaBrasil – Carlos Lustosa (TCU/SecexDesenvolvimento); e
  • Uso de IA em auditorias de obras públicas – João Pedro Batista (TCU/SecexInfra).

O evento proporcionou reflexões relevantes, integração entre colegas e troca de experiências, fortalecendo a rede de colaboração e ampliando a visão sobre desafios e soluções na fiscalização de obras públicas. Essa interação contribuiu para o aprimoramento contínuo do trabalho dos tribunais de contas e para uma gestão pública mais eficiente e transparente.

A realização em Manaus possibilitou contato com a cultura, a culinária e a diversidade local, além de trazer importantes reflexões sobre os desafios socioeconômicos e ambientais na execução de obras em um estado com características tão singulares.