• Seminário Maranhense de Prevenção à Corrupção

    23 de July 2021

No dia 22/7, a partir da 9h, foi realizado o Seminário Maranhense de Prevenção à Corrupção. O evento, que aconteceu em ambiente virtual e teve mais de uma centena de participantes, pretende estimular a adesão dos gestores públicos maranhenses aos compromissos definidos na agenda do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção - PNPC e divulgar o ProMunicípios, programa do governo do MA, e o TCU+Cidades, iniciativa do Tribunal de Contas de União, sendo que ambos os programas objetivam promover a capacitação de gestores e servidores públicos municipais, e a efetiva participação dos entes públicos do MA nas ações de prevenção à corrupção.

Organizado pela Secretaria de Estado de Articulação Política do Maranhão (SECAP), o Seminário Maranhense de Prevenção à Corrupção tem como instituições parceiras o Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) e a Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC). Além de abordar aspectos específicos do processo de prevenção e combate à corrupção, o seminário vai tratar também do Programa de Apoio à Gestão Municipal Responsável, TCU+Cidades, criado para contribuir com os gestores no acesso a informações qualificadas sobre gestão fiscal, transferências, execução de políticas públicas e prestação de contas. O TCU+Cidades vai gerar um amplo e detalhado banco de dados sobre a gestão pública brasileira que tem o potencial de contribuir de forma decisiva para a elevação da qualidade das medidas gerenciais implementadas pelos administradores públicos do país, contribuindo para maior efetividade das políticas públicas.
Participaram o Secretário Estadual de Articulação Política, deputado Rubens Júnior; a Secretária Estadual de Transparência e Controle, Dra. Lílian Régia; a coordenadora do Caop Probidade do MPMA, promotora Nahyma Abas; a cordenadora do TCU+Cidades, auditora Karla Cristina; o Secretário do TCU no MA, auditor Alexandre Walraven: e o secretário-substituto do TCU no MA, auditor Leonardo Vieira.
Veja mais em: