No último dia 13, o Tribunal de Contas da União (TCU) sediou mais uma reunião estratégica da Rede de Secretárias e Secretários de Tecnologia da Informação dos Tribunais de Contas (Rede STI). A iniciativa, coordenada pela Atricon, tem como objetivo fortalecer a integração e impulsionar o desenvolvimento tecnológico entre os órgãos de controle externo do país.
O encontro ocorreu no Instituto Serzedêllo Corrêa (ISC) e reuniu representantes de 27 Tribunais de Contas, dentre eles o Secretário de Tecnologia da Informação e Evolução Digital do TCU (Setid), Rainério Leite. Um dos temas que despertou grande interesse foi a governança do desenvolvimento descentralizado de soluções de TI.
Sobre esse assunto, a diretora de TI do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), Maria Cairamir Arruda, apresentou o modelo adotado por aquela corte de contas. Na ocasião, Rainério Leite também compartilhou a experiência do TCU, abordando os desafios de promover uma governança eficaz sem comprometer a escalabilidade e a inovação oriunda de áreas fora da TI.
A realização do evento no ISC reforça o compromisso em fomentar a colaboração entre as lideranças de TI dos Tribunais de Contas do país, promovendo o compartilhamento de boas práticas e soluções inovadoras que ampliam a eficiência, a transparência e a modernização do controle externo, em benefício de toda a sociedade brasileira.
A expectativa é que a Rede STI se fortaleça cada vez mais e sirva de alavanca para impulsionar a inovação tecnológica nos tribunais e, consequentemente, na administração pública. Para Rainério Leite, iniciativas interinstitucionais como essa impactam positivamente a qualidade do controle externo realizado em todo o Brasil, e o TCU seguirá incentivando e apoiando esse tipo de cooperação.