O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) sediará, nos dias 13 e 14 de junho, na Escola Superior de Controle Externo (Escex), o 1º Encontro Técnico e a 2ª Reunião Ordinária do Comitê Técnico 2024 da Rede Integrar. O evento é destinado aos 80 representantes do Comitê Técnico da Rede Integrar e aos 46 coordenadores de ações previstas no Plano Anual de Trabalho (PAT) 2024, que integram os quadros técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) e dos tribunais de contas dos estados e dos municípios.
Voltada aos integrantes do comitê técnico e aos coordenadores das ações previstas no PAT 2024, a programação prevê painéis expositivos, mesas redondas de discussão e reuniões técnicas. Durante o encontro, será apresentado o andamento dos trabalhos. Os participantes também vão debater temas relevantes para a governança da Rede, como o aperfeiçoamento do processo de planejamento das ações que comporão o PAT 2025.
Outro foco dos trabalhos envolve a elaboração de estratégias e ações para promover a disseminação de conhecimentos técnicos transversais de forma a incrementar a qualidade dos trabalhos realizados no âmbito da Rede Integrar.
Para o secretário de fiscalização do TCE maranhense, Fábio Alex de Melo, a realização do 1º Encontro Técnico e a 2ª Reunião Ordinária do Comitê Técnico 2024 da Rede Integrar em formato presencial será fundamental para debater aspectos que contribuem decisivamente para que o controle externo brasileiro alcance nível de efetividade ainda maior, beneficiando assim todos os cidadãos.
“Fiscalizar a implementação das políticas públicas é contribuir para o exercício pleno da cidadania. Nesse sentido, os tribunais de contas atuam de modo permanente na qualificação de seus quadros técnicos e na melhoria de seus procedimentos. A Rede Integrar e os eventos por ela realizados possibilitam a construção e a troca de conhecimentos, bem como o compartilhamento de boas práticas essenciais à melhoria do desempenho de nossas instituições”, destacou o secretário.
Serviço