O Comitê Técnico da Rede Integrar, formado por representantes dos 33 Tribunais de Contas brasileiros (TC), realizou a primeira reunião ordinária de 2024 na última quinta-feira (7/3). Após a apresentação do Plano Anual de Trabalho 2024 (PAT 2024), foram debatidos os principais desafios para o ano.
O PAT 2024 foi aprovado pelo Comitê no final do ano passado e contempla 30 ações nas mais diversas áreas temáticas e formas de cooperação, o que reflete a diversidade de atuação da Rede Integrar.
Neste ano, cada um dos 33 Tribunais de Contas está envolvido em pelo menos quatro dessas ações. Dez deles estão coordenando as atividades dos grupos temáticos, resultando em mais de 580 técnicos envolvidos nos trabalhos. Esses números ilustram a articulação e o engajamento alcançados por meio do planejamento participativo e dos bons resultados obtidos nos últimos anos.
Os desafios enfrentados envolvem a melhoria da governança e da divulgação da Rede dentro dos Tribunais. Como forma de avançar na solução das dificuldades, foi aprovada a criação de três grupos para cuidar dos seguintes temas:
- Acompanhamento das ações do PAT 2024;
- Comunicação interna nos tribunais;
- Realização de encontro presencial do Comitê Técnico, previsto para junho.
Fruto de uma construção coletiva, a Rede Integrar tem o propósito de fortalecer a atuação do controle externo nas políticas públicas descentralizadas, por meio da cooperação entre tribunais de contas e do fortalecimento da articulação institucional.
A Rede Integrar reflete a importância do trabalho próximo entre tribunais de contas, do debate e da participação ativa na tomada de decisão sobre prioridades estratégicas para o sistema de controle externo.
Clique aqui e conheça mais sobre a Rede Integrar.