• Rede de Controle RS – Grupos de Trabalho da Rede de Controle do Rio Grande do Sul permanecem atuantes após reunião presencial de março de 2020

    09 de March 2020

A Rede de Controle da Gestão Pública do Rio Grande do Sul, que no exercício de 2020 está sob a coordenação da Auditora Pública Externa do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, Débora Brondani da Rocha, e do Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União, Eduardo Hausschild, realizou sua primeira reunião presencial de 2020 no dia 09 de março. Após esse primeiro encontro geral foram efetuados outros dois, de maneira virtual. Seguiram em andamento, após o início da pandemia, os seguintes grupos de trabalho: - Saúde: investiga temas estratégicos em saúde no Rio Grande do Sul. Está em fase de encaminhamento de relatório de atividades sobre ações judiciais para tratamento em saúde. Coordenação: Lúcia Wazen de Freitas (PGERS) -  Efetividade das condenações ´por improbidade administrativa: Objetiva identificar os problemas e causas existentes no estado brasileiro relativos à efetivação das improbidade administrativas, prospectando possíveis soluções. Está em fase de encaminhamento do relatório de atividades. Coordenação: Alexandre Amaral Gavronski (MPF)

- Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro: Criação de estratégia e de instrumentos de atuação conjunta e/ou colaborativa dos órgãos desta rede em investigações de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro. Coordenação: Max Otto Ritter (Polícia Civil -RS)
- Integridade e Controles Internos: Troca de experiências e disseminação de boas práticas a fim de implementar e aperfeiçoar os programas de integridade dos órgãos integrantes da Rede de Controle. Coordenação: Valéria Gamborgi Rodrigues (TJ-RS)
- Processo Administrativo de Responsabilização (PAR): Produção de treinamento em EAd para a capacitação de serviços de controle interno municipais que serão responsáveis por capitanear os processos administrativos de responsabilização. Coordenação: José Seabra Mendes Júnior (MP-RS)
- Grupo Extraordinário de Monitoramento das Ações de Enfrentamento à COVID 19: Fiscalizar a transparência das aquisições relativas ao combate ao novo coronavírus e expedir orientações aos gestores e servidores públicos. Coordenação: Guilherme Yadoya de Souza (TCU)