• PNPC fortalece integridade no serviço público

    23 de October 2025

A divulgação do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), iniciativa do Tribunal de Contas da União (TCU), tem ganhado destaque em eventos realizados em diferentes estados brasileiros, reforçando a importância da integridade no setor público. No dia 14 de outubro, o secretário do TCU no Estado de Sergipe, Jackson Souza, participou de webinário promovido pela Controladoria-Geral do Município do Rio de Janeiro (CGM-RJ). No dia seguinte, o auditor da Secretaria do TCU no Estado de Rondônia Álax Araújo participou de webinário da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO). Os servidores fazem parte do grupo de trabalho do Tribunal que está à frente das atividades do PNPC no país.

Durante os encontros, eles apresentaram o cenário da corrupção no Brasil, além de panoramas da adesão dos municípios de Goiás e do Rio de Janeiro ao programa, demonstrando que os números estão abaixo do esperado, o que dificulta a adoção de práticas de integridade nas organizações públicas dessas regiões. Destacaram também o papel essencial do PNPC na construção de uma gestão pública mais transparente e eficiente.

O PNPC, que funciona por meio da plataforma e-Prevenção, é um programa de adesão voluntária que visa implementar práticas de integridade em todas as esferas do setor público brasileiro. A plataforma permite que as organizações realizem autodiagnóstico, respondendo questionário sobre 132 práticas de integridade, divididas em cinco mecanismos: prevenção, detecção, investigação, correção e monitoramento.

O objetivo é criar um ciclo contínuo de aprimoramento da governança e redução da exposição a riscos. A adesão ao PNPC não é apenas formalidade, mas oportunidade de transformar a realidade da gestão pública, promovendo um ambiente de maior confiança para toda a sociedade.

A disseminação do PNPC por estados e municípios brasileiros constitui etapa fundamental para combater a corrupção e fortalecer a integridade no serviço público. Eventos como esses são exemplos de como o programa está sendo promovido e discutido, incentivando gestores a adotarem práticas que garantam uma administração mais transparente e eficaz.

Sobre o Programa

A adesão ao PNPC é passo fundamental para que as instituições públicas possam prevenir casos de fraude e corrupção, e melhorar sua integridade e governança. O diagnóstico fornecido pelo e-Prevenção e o plano de ação personalizado oferecem ferramentas necessárias para gerenciar e acompanhar a evolução das práticas de integridade. Para mais informações sobre o PNPC e como aderir ao programa visite pnpc.tcu.gov.br.