• Focco PB: nova coordenação

    25 de April 2024

A auditora Chrystiane Mariz Maia foi escolhida como nova coordenadora do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB) no biênio 2024-2025. A escolha ocorreu durante a sessão ordinária dos membros do Focco na sede do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) ontem.

A escolha mereceu a aprovação do presidente da Corte, conselheiro Nominando Diniz Filho, que participou da reunião como anfitrião. O TCE assume a coordenação dos trabalhos durante os próximos dois anos. O presidente manifestou sua satisfação em contribuir com os órgãos de controle na defesa da transparência pública, que é uma das metas de sua gestão, enfatizando o zelo pela boa e regular aplicação dos recursos da sociedade.

Nominando Diniz destacou a importância do Focco-PB, que é uma iniciativa conjunta da sociedade civil e instituições públicas que atuam em conjunto para traçar estratégias de prevenção e combate à corrupção, fomentando a transparência pública, a fiscalização institucional e o controle social. Na ocasião, o presidente colocou à disposição do Fórum todas as ferramentas de controle que são utilizadas pelo TCE.

O conselheiro ainda lembrou a trajetória do Fórum de Combate à Corrupção, que hoje tem uma abrangência nacional e foi um trabalho iniciado pelo então chefe da Procuradoria Federal na Paraíba, Fábio George, surgido em 2005, hoje é reconhecido como uma das principais experiências brasileiras no combate à malversação de recursos públicos.

Chrystiane Mariz Maia agradeceu a confiança do presidente do TCE e enfatizou a responsabilidade de assumir a coordenação de uma entidade tão qualificada e representativa dos anseios da sociedade. Ressaltou a importância do trabalho conjunto dos órgãos com o fim de beneficiar a sociedade. "Todos os componentes do Fórum têm o propósito de melhorar a vida das pessoas", disse ela, ao reforçar a defesa dos meios de combate à corrupção. "E realizam essas ações fora de suas atividades ordinárias ", completou.

Nos últimos dois anos a coordenação do Fórum de Combate à Corrupção - Foc-co-PB, estava sob a responsabilidade do representante do TCU - Tribunal de Contas da União, Claudivan da Silva Costa, que, na oportunidade, fez um retrospecto do trabalho realizado nos últimos anos e reforçou o compromisso do Focco, órgão pioneiro no combate à corrupção no Brasil.