• Data: De 07 a 09/11/2023

    IV Encontro Nacional de Municípios da ABM

    06 de October 2023

Vem aí o IV Encontro Nacional de Municípios da ABM

Atividade acontece em novembro e vai reunir gestores municipais e Governo Federal. Objetivo é incentivar a troca de experiências e ampliar os conhecimentos nas mais diversas áreas da gestão pública

A fim de reunir prefeitos e prefeitas das cinco regiões do Brasil, a Associação Brasileira de Municípios (ABM) vai realizar, entre os dias 7 e 9 de novembro de 2023, o IV Encontro Nacional de Municípios, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

O evento é gratuito para todos os participantes e objetiva reunir lideranças dos municípios de todo o país para discutir, junto a representantes do Governo Federal, assuntos de interesse coletivo e propor soluções para as principais demandas municipais. Haverá, também, estações de atendimento dos Ministérios, proporcionando aos participantes a oportunidade de conhecer as iniciativas e programas governamentais.

A programação foi construída para oferecer ao público três dias de múltiplas experiências com o foco na construção de uma melhor gestão para as prefeituras brasileiras. O público terá acesso a apresentações de temas relevantes para a gestão pública, além participar de espaços para networking e troca de experiências, com o objetivo de incentivar a formação de parcerias sólidas e o compartilhamento de melhores práticas.

Participação do Governo Federal

Uma das novidades desta edição será a forte presença do Governo Federal. Diversos ministérios estarão com mesas de atendimento para apresentar programas e ações, além de sanar dúvidas de forma mais personalizada a fim de otimizar o contato com prefeitos e prefeitas e suas equipes. Ademais, o encontro será fundamental para o fortalecimento da articulação política-institucional entre os participantes.

Ary Vanazzi, presidente da ABM e prefeito de São Leopoldo (RS), revelou que a Associação está organizando um grande encontro para os prefeitos e prefeitas: “Vai ser uma incrível oportunidade de troca com o novo Governo Federal para podermos dialogar com os ministros que estarão presentes, além do próprio presidente Lula, que estará no final do nosso encontro. Portanto, você que tem projetos a serem encaminhados e que quer conhecer as políticas do Governo Federal participe do nosso encontro. Será um grande momento municipalista, fortalecendo as nossas ações, enquanto municípios. E, para iniciar o último ano do nosso mandato, é fundamental que a gente esteja bem articulado junto ao Governo Federal e que busquemos recursos para fazer investimento para cuidar bem da nossa população.”

Moema Gramacho, vice-presidenta da ABM e prefeita de Lauro de Freitas (BA), também defendeu a presença dos chefes dos executivos municipais no IV Encontro Nacional: “No evento, teremos equipes dos ministérios para atender vocês e tirar dúvidas, assim como aconteceu na Caravana Federativa, realizada na Bahia. É importante que durante nosso evento a gente discuta as ações para o nosso último de governo, que será em 2024, para os prefeitos e prefeitas que estão neste mandato. Portanto, eu sugiro a todos e todas que participem. Vocês têm um compromisso com o seu município, que é participar do IV Encontro Nacional da ABM. Será muito importante.”

André Ceciliano, Secretário Especial de Assuntos Federativos (SEAF) da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), informou que assuntos importantes para os municipalistas como “as compensações pela queda de receita e o novo momento do governo federal com a retomada das obras do PAC” serão tratados durante a atividade.

Programação

A programação preliminar prevê para o primeiro dia, 7 de novembro, a abertura com a presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin, e do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Haverá, também, os painéis "Por um Brasil Sustentável" com a presença das ministras Marina Silva, Meio Ambiente, e Sônia Guajajara, Povos Indígenas, e "Municípios e o Novo PAC"  com os ministros Rui Costa, Casa Civil, e Jader Barbalho Filho, Cidades.

Já no segundo dia o público pode esperar uma programação mais extensa com os painéis: “Igualdade Racial e de Gênero nos Municípios” com as ministras Anielle Franco, Igualdade Racial, e Cida Gonçalves, Mulheres; “Transição Energética e Financiamento” com o ministro Alexandre Silveira, Minas e Energia; “Aprimoramento da Atenção Primária à Saúde” com  a ministra Nísia Trindade, Saúde; “Agricultura Familiar nos Municípios” com o ministro Paulo Teixeira, Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; “Eleições, Fake News e Democracia” com o ministro Flávio Dino, Justiça e Segurança Pública; “Redução das Desigualdades e Inclusão Produtiva” com o ministro Wellington Dias,  Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; e, por fim, “Financiamento da Educação” com o ministro Camilo Santana, Educação.

O encerramento, no terceiro dia, terá a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do presidente da ABM, Ary Vanazzi.

A programação contará, ainda, com palestras, painéis de debates e workshops, abrangendo temas como agricultura, cidades, clima, desastres e defesa civil, educação, saúde, segurança alimentar e inclusão produtiva.

Também serão apresentados casos de sucesso em municípios brasileiros, de forma que possam ser replicados em outras localidades. Além disso, durante os três dias de atividade, haverá espaços para networking e consultas aos stands dos ministérios para conhecer os projetos federais de diversas áreas.

As inscrições são gratuitas e limitadas. Por isso, é importante garantir a participação o quanto antes. Junte-se a nós nesta jornada rumo ao crescimento e ao bem-estar das comunidades locais.

 As pessoas interessadas podem se inscrever no site > www.encontrodemunicipios.com.br <

SERVIÇO

●       IV Encontro Nacional de Municípios

●       7 a 9 de novembro de 2023

●       Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Eixo Monumental de Brasília, no Setor de Divulgação Cultural, em Brasília (DF)

●       Entrada franca

●       Inscrições: clique aqui.