Rede de controle > Subgrupos > Cadastro Nacional de Gestores

Conteúdo

Subgrupo Cadastro Integrado de Condenações por Ilícitos Administrativos

  

O primeiro produto desse subgrupo será um cadastro de gestores em situação irregular, sob o aspecto da inelegibilidade. Esse cadastro, que ficará acessível por este Portal da Rede de controle, será o Cadastro de Gestores com Contas Julgadas Irregulares, para fins de inelegibilidade.

 

SOBRE O CADASTRO DE GESTORES COM CONTAS JULGADAS IRREGULARES

A lista dos responsáveis com contas julgadas irregulares a ser publicada no CADICON deve ser a mesma que foi encaminhada à justiça eleitoral por força da Lei Complementar 64/1990 (Lei das inelegibilidades) e da Lei 9.504/1997 (Lei eleitoral).  Em síntese, os critérios de inclusão na lista são os estabelecidos na legislação eleitoral.

No âmbito do TCU, a Relação de responsáveis por contas julgadas irregulares disponibilizada à Justiça Eleitoral contempla todos os responsáveis pessoas físicas, não falecidas, que tiveram as contas julgadas irregulares no período de 5/10/2002 a 5/10/2010 (8 anos para trás da data do 1º turno das eleições). A data considerada, no caso do TCU, foi a data do trânsito em julgado, isto é, a data a partir da qual não pode mais ser interposto nenhum recurso com efeito suspensivo. Tudo em consonância também com a Lei Orgânica do TCU (lei 8.443/92).

No TCU, incluem-se na lista publicada os processos referentes a tomada de contas anuais, prestação de contas anuais e tomada de contas especiais nos quais houve o julgamento pela irregularidade das contas de um responsável.

Por outro lado, não se incluíram os processos referentes a auditorias, representações ou denúncias. Nesses casos, quando constatado dano ao erário, o Tribunal converte o processo em tomada de contas especial, realiza o julgamento e, caso haja condenação, o nome do responsável é inserido no cadastro.

Por último, cabe informar que cada órgão tem sua própria lei orgânica, a qual deve ser observada, em conjunto com a legislação eleitoral.

Orientações aos Tribunais de Contas

 

Orientações para publicação dos dados na Internet
Apresentação da videoconferência de 13/08

 

Atividades do Subgrupo

 

Atividades do Subgrupo Cadastro de Gestores 
Descrição resumida das atividades e deliberações do subgrupo, destacando-se a primeira atividade: criação deo Cadastro de Gestores com contas julgadas irregulares, para fins de inelegibilidade. 
Ata da 1ª reunião do subgrupo
Deliberação para criação do 1º produto: Cadastro de gestores com contas julgadas irregulares, para fins de inelegibilidade 
Ata da 2ª reunião do subgrupo
Apresentação de funcionalidade de informática com aplicabilidade na formatação de cadastros a partir de diversos bancos de dados, de diferentes formatos. 

Fórum da Rede Federal

 

1 - -1 de 1
Página de -1
  • Atividades do Subgrupo Cadastro de Gestores

    Autor
    Subgrupo Cad. de Gestores
    Descrição

    -

    Data
    20100528
    Tipo de Documento
    Apresentação
    Grupo de Trabalho
    Portal TCU - Documentos
    Temas
    Cadastro Nacional de Gestores
1 - -1 de 1
Página de -1