• Marca do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção é lançada nacionalmente

    05 de August 2021

Aconteceu no último dia 2 o lançamento nacional da marca do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC). A abertura do evento foi feita pelo secretário do TCU no Estado do Rio de Janeiro e secretário-executivo das Redes de Controle do PNPC, Márcio Emmanuel Pacheco. Na oportunidade, ele explicou sobre o funcionamento das redes no País.

Já o diretor de Transparência e Controle Social da Controladoria-Geral da União, Breno Barbosa Cerqueira Alves, tratou do tema “Realinhamento do questionário do PNPC e respostas dos órgãos e entidades do poder executivo federal”.

Em seguida, o supervisor do PNPC e titular da Secretaria de Orientação, Métodos, Informações e Inteligência para o Controle Externo e Combate à Corrupção (Soma), Tiago Modesto Carneiro Costa, explicou sobre a marca de participante do PNPC, que é destinada às organizações que já finalizaram as autoavaliações e que constam da lista do Portal da Rede de Controle.

Tiago disse, ainda, que a marca ressalta o compromisso do gestor em mostrar à sociedade o engajamento em implementações preventivas contra fraudes e corrupção.

Logo após, o secretário de Mato Grosso do Sul e coordenador do PNPC, Mário Júnior Bertuol, apresentou dados sobre o andamento do PNPC e esclareceu dúvidas levantadas até o momento, em especial sobre o registro dos dados dos currículos dos dirigentes (nível de escolaridade e experiência), bem como sobre os registros de investigação de ilícitos relacionados à fraude e corrupção, os quais vão compor a base estatística dos últimos três anos.

O evento foi encerrado pelo secretário Marcio Pacheco, que realçou o sucesso observado pelo Programa até então, diante do número de organizações que já aderiram e a expectativa de um número bem maior, ante a prorrogação de prazo do período designado para autoavaliações, agora definido para o dia 30 de agosto.

Reveja a cerimônia de lançamento no canal do TCU no YouTube.